Entrevista com ex-aluno da EEM Mons. José Carneiro da Cunha – Chaval

13 de abril de 2009 - 03:00

EX-ALUNO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

MONSENHOR JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA,

DE CHAVAL, CONTEMPLADO NO PROUNI.

Entrevistado: Erinaldo dos Santos Souza

Estudante Universitário da UNIDERP

no curso de Serviço Social.

• Por que você se inscreveu no ProUni?

Devido ter tirado uma boa nota no ENEM, fui muito incentivado, só  não pensei que seria presenteado com uma bolsa, logo porque eu não saberia quando iria fazer uma faculdade ou me tornar um profissional , então o ProUni me deu essa grande chance, de poder garantir um bom futuro, que vai mudar a minha vida.

• O que o levou a escolher o curso e a Universidade?

Bom, antes de fazer a inscrição eu não tinha uma escolha certa de uma profissão, e em uma das minhas escolhas no ProUni, optei por Serviço Social e, nunca pensei que essa profissão teria tanto haver comigo, tenho certeza que vou ter prazer em exercê-la. Em relação a universidade, como eu sou de Chaval-CE, as únicas cidades mais próximas seria Parnaíba-PI e Camocim-CE na qual fui pré-selecionado pela a UNIDERP, com bolsa integral.

• Quem o incentivou?

Primeiramente alguns professores me parabenizaram por ter me saído bem no ENEM e outros me incentivaram a fazer a inscrição do ProUni. Agradeço à eles por isso.

• Qual a participação da escola?

De fundamental importância nesse processo, desde a inscrição até o início do curso me deram muita força, inclusive a Direção da Escola que sempre me apoiaram e fizeram muito por mim e também por terem acreditado no meu potencial.

• Qual o conselho que você dá aos colegas do Ensino Médio de escola pública?

Tudo só aconteceu devido duas coisas principais – FÉ e FORÇA DE VONTADE, sempre estudei em escola pública, sempre tentei ser esforçado, porque eu sei que não importa se você tem dinheiro ou não, pois bem sei que o que transforma o homem é a educação e, pensei comigo mesmo e depois de terminar os estudos? Eis a questão, então, tive uma grande chance de fazer o ENEM, tirar nota boa, me inscrever no ProUni  e conseguir uma vaga na universidade, pois é muito difícil um jovem ingressar em uma faculdade  quando ele é de baixa renda. Daí acreditei no ProUni e hoje posso dizer que consegui e digo à você que ainda é aluno tente uma, duas ou até três vezes mas nunca desista de ter uma oportunidade, eu tive uma e foi no ProUni.

Agradeço à Deus, minha escola, minha família e aos amigos e todos que acreditaram em mim.

Obrigado.

Erinaldo dos Santos Souza

CHAVAL-CE, 13 de ABRIL de 2009.