Inscrições abertas para o II Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes

4 de setembro de 2009 - 03:00

 

 

No período de 4 a 25 de setembro, estarão abertas as inscrições para o II Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), por meio da Célula de Estudos e Pesquisas (Cepes), da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave). A iniciativa será realizada nos dias 1º a 4 de dezembro, no Porto D’ Aldeia Resort (Av. Manoel Mavignier, 6433 – Estrada da Cofeco), e visa constituir um espaço aberto para difundir trabalhos científicos originais, inéditos, resultantes de estudos e pesquisas em diferentes áreas da Educação Básica.

Os trabalhos deverão focar nas seguintes temáticas: avaliação educacional, currículo, diversidade, formação docente, gestão e metodologias e práticas nas áreas do conhecimento. O II Colóquio é voltado para professores com título de especialista, mestrandos e mestres, doutorandos e doutores lotados na Seduc, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e escolas estaduais.


Para realizar a inscrição, o participante deverá preencher o formulário eletrônico disponível no site www.seduc.ce.gov.br e depois, anexar o arquivo e imprimir o comprovante de inscrição. No endereço eletrônico também estará disponível os critérios de avaliação e a formatação recomendada para os artigos. O resultado final será publicado no dia 19 de outubro.

 

Confira as orientações para inscrição


1 – Inscrição: a Ficha de Inscrição dos Artigos Científicos estará disponível neste link CHAMADA DE TRABALHOS. O candidato deverá acessá-lo e preencher o formulário eletrônico de inscrição. Em seguida, anexar o arquivo e imprimir seu comprovante.


2 – Prazo de inscrição: de 04 a 25/09/09.


3 – Publicação do resultado: 13/10/09.


4 – Recursos: 14 e 15/10/09.


5 – Divulgação da lista final dos trabalhos selecionados, após recurso: 19/10/09.


6 – Após a divulgação da lista final, cada autor selecionado deverá enviar, num prazo de 15 dias, a apresentação do trabalho em formato Power Point para o seguinte endereço: \n cepes@seduc.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .


7 – Os trabalhos deverão focalizar a Educação Básica, estando inseridos numa das linhas temáticas a seguir:


– Avaliação Educacional

– Currículo

– Diversidade

– Formação Docente

– Gestão

– Metodologias e práticas nas áreas do conhecimento


8 – Formatação do Artigo:


– Editor de texto Word (97 – 2003).

– Tamanho do papel: A4 (29,7 x 21cm)

– Fonte: Times New Roman, tamanho 12 cm.

– Espaçamento interlinear: 1,5 cm.

– Alinhamento: justificado.

– Nº de laudas: mínimo de 05, máximo de 10, incluindo referências, gráficos, anexos etc.

– Título/subtítulo em negrito, caixa alta, centralizado.

– O nome do(s) autor(es): fonte tamanho 11, obedecendo à seguinte estrutura – Ex. Carlos Alberto Lima – recuo à direita, acrescido de nota de rodapé em tamanho 11, contendo nível de formação, área de atuação e local de trabalho, bem como outras que o autor considerar relevante.

– Margens: superior: 3 cm;

esquerda: 3 cm;

inferior: 2 cm;

direita: 2 cm.


Obs.: Os trabalhos submetidos à seleção, que não obedecerem às orientações do item 8, serão automaticamente desclassificados.


9 – Os Artigos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:


– Impacto positivo na sala de aula.

– Relevância pedagógica: contribuição efetiva para a melhoria dos indicadores de aprendizagem (aprovação, reprovação e abandono).

– Consistência metodológica: relação entre objetivo, metodologia utilizada e os resultados obtidos.

– Coerência do discurso: clareza, fluidez e coerência das ideias.

– Replicabilidade: possibilidade de utilização da pesquisa como referência para a aplicação em outros serviços educacionais.
– Correção gramatical
– Normatização conforme ditames da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT

 

10 – A Comissão de Avaliação será composta de 04 (quatro) especialistas da área da Educação com vasta experiência em estudos e pesquisas.

 

11 – Cada avaliador dará um parecer sobre o trabalho submetido, utilizando a seguinte escala:

1,0 – 6,0 (com restrições – C)

7,0 – 10,0 (sem restrições – S)

 

12 – A nota atribuída será constituída por números inteiros, em uma escala de 1 a 10. Para efeito de classificação final, será criada uma lista em ordem decrescente dos trabalhos sem restrições -S, tomando como parâmetro a média das notas dos 04 (quatro) avaliadores, até a primeira casa decimal.

 

13 – Serão selecionados somente os trabalhos que, em seu conjunto de avaliadores, obtiverem dois conceitos S (sem restrições).

14 – Ao se inscreverem, todos os candidatos concordam, automaticamente, com a utilização, gratuita, de seu nome, voz, imagem e trabalho escrito, na íntegra ou em parte, para a divulgação em quaisquer meios de comunicação, nacionais e internacionais, em Língua Portuguesa ou traduzido para outros idiomas, na forma impressa ou eletrônica.

 

15 – A Secretaria da Educação (SEDUC) se reserva o direito de publicar, por tempo indeterminado, na íntegra ou em parte, todos os trabalhos inscritos, em quaisquer veículos de comunicação de sua responsabilidade direta.

 

16 – Ao final, serão selecionados 36 Artigos, podendo atingir número inferior.

 

 

Fonte: Portal da SEDUC