Plano Nacional de Formação de Professores é realidade no Ceará

14 de setembro de 2009 - 03:00

A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), por meio da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tornam público aos professores da rede pública de ensino cearense, inscritos na Plataforma Freire, a seleção para os cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. O objetivo do Plano é formar, entre 2009 e 2011, cerca de 330 mil professores que lecionam na educação básica, mas que ainda não têm licenciatura.

Os candidatos se inscreveram previamente nos cursos disponíveis na Plataforma Freire, oferecidos pelas Universidades Federal do Ceará (UFC), Estadual Vale do Acaraú (UVA), Regional do Cariri (Urca) e Uece, farão a prova de seleção para o semestre 2009.2, no dia 27 de setembro, das 13h30min às 17h30min. A seleção será aplicada nas cidades-prova Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá. Os cursos são oferecidos nas seguintes modalidades: 1ª licenciatura presencial e a distância e 2ª licenciatura presencial e formação pedagógica (presencial e à distância).

A Uece é a instituição responsável pelo processo de seleção. A Seduc e a Secitece são responsáveis pela execução das ações mediante avaliação das pré-inscrições dos professores, monitoramento da demanda e oferta pelas instituições, entre outras atribuições.

De acordo com o comunicado divulgado pela Uece, o calendário das atividades é o seguinte: Até o dia 16, estará disponível no site (www.uece.br), o edital de regulamentação da seleção; no dia 18, será divulgado a relação com os nomes dos candidatos que se submeterão à prova e no dia 23, será disponibilizado, a partir das 17 horas, o cartão de informação do candidato com informações do local para a realização da prova. Mais informações sobre o processo de seleção e o programa das disciplinas das provas, clique aqui.

Telefones para contato:  (85) 3101-3909/3101-3910/3101-3911.

Fonte: www.seduc.ce.gov.br