Programa Caminho da Escola

5 de fevereiro de 2010 - 03:00

Com o objetivo de contribuir e estimular a renovação da frota de  veículos escolares da rede pública do Estado do Ceará, o Governador  Cid Gomes e a Secretária da Educação Izolda Cela, estarão entregando  os ônibus que serão doados aos municípios que aderiram ao Programa Caminho da Escola.

Na ocasião a Coordenadora da 4ª  CREDE, Profª Elvira Veras  estará participando da solenidade de entrega com o Prefeito de Uruoca,  Sr.  Manoel Conrado e a Secretária Municipal de Educação , Profª Sheila  Andrade, que receberão 2 ônibus de 23 lugares  por terem adquirido  outros dois pelo BNDES.

Transporte com segurança e conforto será uma realidade para alunos da rede pública cearense a partir desse ano. Nesta sexta-feira, dia 05, às 9h30min, o governador Cid Gomes fará a entrega de 100 ônibus escolares que vão beneficiar principalmente estudantes da zona rural. O evento acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com as presenças da secretária Izolda Cela e representantes municipais. A ação representa um investimento no valor de R$ 15,7 milhões. Trata-se do primeiro lote de um total de 247 veículos, adquiridos no final de 2009.

Com o objetivo de dar qualidade ao serviço ofertado no Estado e incentivar a permanência do aluno na escola, o governador Cid Gomes assumiu um compromisso inovador. Para cada veículo adquirido pelo município por meio do programa Caminho da Escola, do governo federal, o Estado comprará e doará até cinco ônibus escolares zero quilômetro. Além da renovação da frota, a medida propicia o transporte adequado para alunos que enfrentam dificuldades no trajeto da escola e muitas vezes abandonam a sala de aula. O governo cumpre, nesse momento, o que prometeu e entrega os veículos aos que aderiram ao programa federal. A expectativa é continuar com o mesmo incentivo para quem ainda não fez aquisição de transportes.

Nessa primeira etapa serão beneficiados 27 municípios: Araripe, Aquiraz, Bela Cruz, Cariré, Caucaia, Coreaú, Crateús, Barbalha, Croatá, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, Horizonte, Independência, Iracema, Irauçuba, Itarema, Limoeiro do Norte, Mauriti, Palmácia, Pereiro, São Gonçalo do Amarante, Tabuleiro do Norte, Tauá, Ubajara, Uruoca e Viçosa do Ceará.

A iniciativa cearense alterou a resolução do programa Caminho da Escola. Antes, os Estados só poderiam comprar até seis composições de veículos. Diante da proposta feita pelo governador, foi retirado da resolução federal o limite orçamentário de compra por parte de cada Estado. A nova redação, além de ampliar esse limite, faculta ao Estado a cessão dos veículos adquiridos aos seus respectivos municípios.

Os novos ônibus trazem novidades para otimizar a trafegabilidade e o conforto dos estudantes. Os veículos possuirão tacógrafo eletrônico e GPS, o que irá garantir maior segurança e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso de paradas, de consumo e combustível. Também terão equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira de rodas especial que poderá ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção.