CEPI promove O espaço nosso de todo dia

14 de abril de 2010 - 03:00

 

 

Vendo a necessidade de construir com os alunos um conhecimento de cartografia além do teórico, os alunos do 3º ano C tiveram a oportunidade de fazer na prática o uso das noções cartográficas para se locomoverem dentro da escola.

Para que a atividade tivesse o efeito desejado, os alunos foram levados para um local que seria o centro e o local de partida de nossa empreitada. A classe foi dividida em cinco equipes de seis pessoas. Cada equipe elaborou um mapa indicando o caminho a ser percorrido e o local a chegar, as dica de orientação deveria ser os pontos cardeais e colaterais e a medição do espaço era feita em passos. As equipes tiveram trinta minutos pra elaborarem seu mapa. Logo em seguida os mapas foram trocados e o objetivo era chegar no lugar exato programado pela outra equipe.

Os alunos perceberam que a prática do trabalho com os pontos cardeais e colaterais é bem mais difícil que os trabalhos teóricos. De repente, o espaço em que eles estavam todos os dias se tornou desconhecido. Importante também foi o trabalho de equipe com a mediação de conflitos e raciocínio rápido.

Apenas duas equipes conseguiram chegar nos locais escolhidos, e como recompensa receberam um incentivo na nota.

Rejane Lima

Professora de Geografia

 

FONTE: SITE DO CEPI