Projeto Reporteres do Liceu

1 de junho de 2010 - 03:00

 

 

 

O Liceu de Camocim está desenvolvendo o Projeto Reporteres do Liceu. A idéia nasceu da necessidade da presença do jovem em nosso blog, não somente como leitor passivo ou como participante parcial (envio de comentários, envio de textos), mas como leitor ativo na construção das matérias, realizando coberturas de aulas diferenciadas, ou aulas que desejem estender até o blog, homenagens, gincanas, festas juninas, reuniões, provões, oficinas, aula da família, palestras, entre outros possíveis acontecimentos, mas que o blog pudesse contar com a linguagem dos nossos jovens alunos, como protagonistas, lançando idéias, sugerindo e fazendo acontecer.
O Blog de nossa escola é feito com a participação de toda a comunidade escolar, mas é administrado e editado somente por uma pessoa, e pensando na ampliação das postagens, possibilitando a maior participação dos alunos e toda comunidade escolar, surgiu a idéia de formar uma equipe na qual a denominamos em comum acordo (Profª Gláucia e a equipe de alunos reporteres) de Reporteres do Liceu
A equipe foi selecionada através de alguns critérios como:
Participação e bom desempenho em sala de aula;
Assiduidade;
Compromisso;
Desenvoltura;
Ser aluno leitor;
Gostar de escrever;
Ter conhecimento básico de editor de texto e internet.
Os critérios foram minuciosamente respeitados e através da observação e sugestão dos professores de língua portuguesa, chegamos aos 10 integrantes da equipe, que receberam os devidos esclarecimentos do que seria a proposta supracitada e todos os convidados aceitaram participar do projeto. Segue a lista dos participantes:

Aluno (a)
Série
Andressa Pereira Araújo
3º B
Anannandy Cunha
2ºA
Brenda Oliveira de Aguiar
2ºE
Euvislândia Silva Mesquita
2ºE
Fcº das Chagas Pereira
3ºB
Fcº Oliveira de Sousa
1ºD
Germano da Silva
3ºD
Giliarde Vitoriano da Trindade
2ºD
Luiz Henrique dos Santos
2ºE
Tatiana Carla Sousa Lima
1ºC

O principal objetivo é cobrir os acontecimentos de nossa escola, mas isso não os impedem de cobrir acontecimentos externos ligados à educação,  levando em consideração que nenhuma destas atividades podem comprometer de forma alguma o desempenho dos alunos em sala de aula. 
Pois, o projeto visa a participação ativa dos alunos como protagonistas na  realização de matérias para o blog, abordando ainda um aspecto importantissimo para os nossos  discentes, o desenvolvimento do protagonismo juvenil e com isso o ganho de autonomia, auto-confiança e auto-determinação numa fase da vida em que o jovem se procura e adquire experiência, empenhado na construção da sua identidade pessoal e social e no seu projeto de vida, aborda outros aspectos que consistem na ampliação cognitiva do aluno no decorrer do processo. 
No dia (26/05), aconteceu a primeira reunião com os alunos, do projeto. Considero que foi excelente, pois alguns apresentaram propostas de possíves matérias a serem realizadas e demonstrando grande interesse e impolgação na proposta  sugerida, além da definição de algumas funções dentro da equipe, como: quem teria perfil para editar vídeos, textos, fotos,  para ser entrevistador, articulador, redator, etc. Ficou definido que todas as matérias  externas, serão realizadas após autorização e orientação  da coordenadora da equipe, assim como  as matérias deverão ser entregues  prontas (digitadas, com suas devidas imagens) também deverão passar por avaliação antes de serem publicadas. 
Fechamos nossa reunião com algumas orientações e encaminhamentos para nossa primeira entrevista. Aguardem, nossa equipe estará entrando em campo, vc poderá ser um de nossos entrevistados.  
Profª Coord. do Projeto Reporteres do Liceu.
 Gláucia Nogueira