Resultados por escola do Enem 2008 estão disponíveis

29 de abril de 2009 - 03:00

Apesar de o exame ser voluntário, participaram do Enem 2008 alunos concluintes de mais de 90% das escolas brasileiras de ensino médio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep/MEC está disponibilizando o sistema de consulta aos resultados por escola do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2008. Das 26.665 escolas de ensino médio brasileiras cadastradas no Censo Escolar da Educação Básica 2008, 91% têm pelo menos um aluno concluinte entre os participantes do exame. Os resultados podem ser conferidos em mediasenem.mec.gov.br.

 

Ainda que a participação das escolas seja maciça, o Inep alerta para a grande variabilidade de participação de uma escola para outra. Para minimizar os efeitos da não obrigatoriedade, toma-se o cuidado de divulgar médias de desempenho apenas das escolas que tiveram ao menos 10 alunos concluintes presentes no exame. O Inep também utiliza método de correção estatística que simula a nota média do estabelecimento caso todos os alunos matriculados nas séries finais do ensino médio (3.ª e 4.ª) tivessem realizado a prova. Ainda assim, a tendência é a de que escolas com baixo percentual de participantes, em relação ao total de concluintes matriculados, apresentem resultados mais instáveis.

 

Os resultados são apresentados para o Ensino Regular, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para as duas etapas em conjunto. Quatro notas são divulgadas: as médias das provas objetivas, as médias das duas provas (objetiva e redação); as médias das provas objetivas corrigidas estatisticamente e as médias das duas provas também corrigidas.

 

Escolas poderão verificar seus dados até o dia 15 de maio

 

A inclusão das escolas de ensino médio no banco de resultados do Enem 2008 depende de seu cadastramento no Censo Escolar da Educação Básica, realizado pelo Inep. É a partir das informações declaradas pelas redes de ensino ao Censo Escolar que são conhecidos os concluintes do ensino médio de cada uma das unidades. Essas informações subsidiam o cálculo estatístico das médias que a escola obteria se a totalidade de seus estudantes formandos tivessem feito o Enem.

 

Cada escola tem permanentemente à disposição as informações acerca de seus alunos no Censo Escolar, e não há possibilidade de retificação fora do cronograma de preenchimento do Censo. Ainda assim, para permitir que as escolas verifiquem a relação de estudantes considerados para cálculo de suas médias no Enem e corrijam seus eventuais erros no envio de informações, o Inep disponibiliza um sistema de consulta restrito em http://www.enem.inep.gov.br/consulta_escola/. O sistema ficará disponível para as escolas até o dia 15 de maio, e eventuais correções serão publicadas oportunamente.

 

Assessoria de Imprensa do Inep