EEM Murilo Braga recebe visita da Fundação Carlos Chagas e do Instituto Protagonistes

5 de maio de 2009 - 03:00

 

 

 

A EEM MURILO BRAGA do Município de Martinópole, estará recebendo a visita da equipe do Fundação Carlos Chagas e do Instituto Protagonistes, por todo este mês de maio.

 

O Objetivo desta visita é realizar um estudo sobre “Melhores Práticas em Escolas de Ensino Médio no Brasil”.

 

O desenvolvimento deste estudo tem como objetivo central identificar aspectos associados a bons desempenhos acadêmicos, de modo a contribuir para a formulação de indicadores de efetividade (eficácia) escolar. Para tanto, pretende-se investigar os fatores responsáveis pelo desempenho bem sucedido de 35 unidades escolares do Ensino Médio, localizado nos Estados do Acre, Ceará, Paraná e São Paulo, como representantes de diferentes regiões Brasileiras.

 

No Ceará foram selecionadas, para participar deste estudo, 10 escolas da Rede Estadual de Ensino cuja seleção teve como parâmetro a Listagem do IDEB (que combina desempenho escolar e fluxo escolar), calculado pelo INEP a partir dos resultados de SPAECE 2006, assim como a análise cruzada com a Listagem do IDEB, calculada a partir dos resultados do ENEM 2007. A escolha final ocorreu dentre o universo das 5% das primeiras classificadas em ambas as listagens que apresentavam características específicas, consonantes com os propósitos da pesquisa.