APLICAÇÃO DO SAEB_PROVA BRASIL NO PÓLO DE CAMOCIM – 4ª CREDE

11 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

Nos municípios da abrangência da 4ª CREDE/Camocim estão sendo aplicadas as avaliações do SAEB_Prova Brasil conforme as orientações do INEP e Consulplan_Avalia. Iniciamos o processo de aplicação no dia 09/11 e iremos concluir no dia 13/11. A Prova Brasil em 2009 avaliará o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa (leitura) e Matemática (com o foco em resolução de problemas), sendo como prioridade apresentar os resultados de cada unidade escolar das redes públicas e particular  de ensino. A avaliação será aplicada aos alunos do 5º ano, 9º ano e 3º ano do Ensino Médio (SAEB) somente em uma escola da rede particular do município de Granja, a mesma foi sorteada pelo INEP. Além das provas, serão aplicados aos alunos questionários que irá coletar características socioeconômicas, culturais e individuais. Assim como os alunos, os professores de língua portuguesa e matemática e os diretores também responderão a questionários com o mesmo objetivo.

Para efetivar a aplicação da avaliação contamos com a participação direta dos aplicadores que já se encontravam no banco de dados do CAED. Temos o apoio direto dos municípios, junto aos integrantes do PAIC e contamos ainda com o envolvimento das técnicas do NRCON para fortalecer os trabalhos nos municípios acompanhando o processo “in loco”.

Concluímos o 2º dia com aproximadamente 1.374 alunos avaliados nos turnos manhã, tarde e noite, conforme a realidade das escolas, ressaltando que as avaliações estão acontecendo dentro das normalidades necessárias para termos uma avaliação com exatidão, ética e viabilidade.

 

 

 

 

Júlia Lúcia de Araújo

Multiplicadora do 4º Pólo – Camocim