Abertas as inscrições para a 6ª Olimpíada de Matemática

4 de março de 2010 - 03:00

 

 

 

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das
Escolas Públicas (OBMEP). A inscrição dos alunos é feita pelo site
http://www.obmep.org.br/picme.html> e é de responsabilidade dos professores e diretores
das escolas públicas. O mapa de inscrições será disponibilizado a partir do dia 1º de março.

Criada para estimular o estudo e o aprendizado da matemática entre estudantes e professores do Brasil, a competição é promovida por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica.

De acordo com o site da Olimpíada, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

A OBMEP é dirigida aos alunos do ensino fundamental, a partir da 5ª série, e aos alunos do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Docentes, secretarias de educação e
até as escolas participantes também concorrem a prêmios.

*PICME
*Os estudantes medalhistas da Olimpíada têm a oportunidade de cursar um mestrado em
matemática concomitante a outra graduação por meio do Programa de Iniciação Científica e
Mestrado (PICME).

O PICME concede bolsas de iniciação científica e de mestrado para alunos medalhistas que
estejam cursando graduação em instituições públicas ou privadas de qualquer área de atuação. Para participar, basta estar regularmente matriculado e cursando nível superior em qualquer área em instituições públicas ou privadas e ter recebido medalha em pelo menos uma das edições de 2005 a 2009.

Coordenado pelo Impa e executado por programas de pós-graduação em matemática de diversas universidades espalhadas pelo país, o programa tem como objetivo oferecer aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas escolares a oportunidade de concluir sua graduação, em qualquer área, simultaneamente com um mestrado em matemática.

Saiba mais sobre o PICME <http://www.obmep.org.br/picme.html>.

*Outras olimpíadas*
A Obmep não é a única competição estudantil de conhecimentos. Conheça algumas: em 2009, a  Olimpíada Brasileira de Química <http://www.obq.ufc.br/obqIndex.htm> realizou sua 14ª  edição. A 3ª Olimpíada de Robótica <http://obr.ic.unicamp.br/> teve três modalidades –
teórica, duatlon e prática. Por sua vez, a de Biologia <
http://www.anbiojovem.org.br/> contou com 17 mil inscritos, dos quais um conseguiu a medalha de bronze na etapa mundial.
Em 2008, foi realizada a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro <
http://olimpiadadelinguaportuguesa.mec.gov.br/> e em 2009, aconteceu em Campinas (SP) a Olimpíada de História <http://www.mc.unicamp.br/1-olimpiada/inicio/index>.

Acesse mais informações sobre a OBMEP <http://www.obmep.org.br/>.