Inscrições abertas para o Projeto Odara

7 de abril de 2010 - 03:00

O Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), em parceria com a Secretaria de Saúde, desenvolve o Projeto Odara, com o objetivo de orientar aos jovens, meios de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV e AIDS. O IJC, fundado em 1999, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com caráter filantrópico, criado por jovens oriundos das pastorais sociais, que decidiram entre si ter um instrumento de ação direta junto à juventude. Tem como objetivo, desenvolver uma prática política-social visando o protagonismo da juventude na sociedade, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, democrática, fraterna e sustentável.


O Projeto Odara é uma iniciativa de recorte étnico- racial que pretende desenvolver nas escolas da rede pública de ensino de Fortaleza uma formação com foco na prevenção das DST/HIV/AIDS que envolva transversalmente as temáticas de gênero e racismo.


No projeto serão realizadas as seguintes ações: ciclos de debates sobre temáticas envolvendo conjuntura local, diálogo sobre saúde com presença de profissionais da saúde nas escolas para tirar dúvidas dos estudantes. Outra atividade será Ponto de Prevenção com orientação e distribuição de preservativos masculinos e femininos mensalmente para adolescentes e jovens cadastrados e por último serão desenvolvidas as Oficinas Artísticas para trabalhar as temáticas de forma lúdica.

Para a escola participar do projeto basta responder um formulário on-line que está disponível no site do IJC (www.ijc.org.br). O questionário será fundamental no processo de seleção das escolas que irão receber o projeto e deve ser respondido até as 18h, do dia 9 de abril.