Projeto Lendo e Interagindo na EEFM Cel. Luiz Felipe – Granja

23 de abril de 2010 - 03:00

 

 

Ao ser constatado o baixo nível de aprendizagem dos alunos a nível local, foi detectado a necessidade de um plano de ação que desperte o gosto pela leitura, e como resultado da mesma, que os alunos aprendam a ter uma boa interpretação e produção textual.

 

 FONTE: SITE da EEFM CEL. LUIZ FELIPE 

 

Projeto Lendo e Interagindo

 

Tema: Lendo e Interagindo

Período: Março e Abril

Área de conhecimento: Linguagens e códigos

Séries: 9º 2º e 3º anos

Escola: Coronel Luiz Felipe

 

 

I- Problematização

Ao ser constatado o baixo nível de aprendizagem dos alunos a nível local, detectamos a necessidade de um plano de ação que desperte o gosto pela leitura, e como resultado da mesma, que os alunos aprendam a ter uma boa interpretação e produção textual.

 

II- Justificativa

 

Vivendo uma escola democrática e participativa, onde o aluno é o protagonista da sua história, aprende fazendo é que nos preocupamos em despertar nos mesmos o hábito da leitura, interpretação e escrita, tendo como base os gêneros contos e crônicas, trabalhando o raciocínio lógico e motivando-os para a prática da leitura e escrita.

 

 

III- Objetivo geral

 

Que os alunos aprendam a se expressar, posicionando-se de maneira crítica, usando a coerência e coesão, tornando-se assim pessoas ativas e capazes de atingirem um nível de conhecimento adequado às necessidades atuais.

 

IV- Objetivos específicos

 

  • Despertar no aluno o prazer e o hábito de leitura;

  • Valorizar a ação crítica e cooperativa para a construção do conhecimento;

  • Produzir contos e crônicas diferenciando as características principais dos mesmos;

  • Desenvolver a linguagem oral e escrita adequada a diferentes situações, de forma coerente e coesa.

 


V- Metodologia

 

– Empréstimo de livros para leitura em sala e para casa;

– Trabalhar a interpretação dos textos;

– Inventar o final para o conto e crônicas;

– Criar novos personagens para o texto lido, fazendo as adaptações necessárias;

– Peças teatrais;

– Pesquisas de contos e crônicas interessantes na biblioteca, LEI e contos que ouviram alguém contar;

– Postar no ambiente os conhecimentos adquiridos ao lerem contos e crônicas;

– Selecionar e postar no ambiente virtual os melhores textos.