Alunos da EEM Jaime Laurindo fazendo arte com reciclagem

29 de abril de 2010 - 03:00

O Laboratório de Educação Ambiental disponibiliza o Laboratório de Educação Ambiental disponibiliza recursos técnicos geradores de uma dinâmica pedagógica integradora das dimensões ambientais (Ambiental, Social, Econômica e Político-Jurídica), envolvendo as áreas disciplinares do Ensino Médio.

Sua ação prioriza o processo de sensibilização através da reciclagem de papel cuja principal função é desencadear uma série de questionamentos a partir dos resultados obtidos. Esta estratégia de ação só é possível porque os recursos disponíveis no equipamento permitem um trabalho rápido, limpo e bastante completo do ponto de vista de acabamento final do produto.

O conjunto de recursos que facilitam o trabalho de reciclagem proporciona condições para o desenvolvimento da criatividade e do senso crítico, resultando na maior parte das vezes, em questões paradoxais como: Reciclar é o ideal? Essa atividade possui impacto ambiental? Ela é fonte geradora de resíduo?, entre muitas outras.

O desencadear das ações acabam por abrir um leque de questionamentos, tornando naturalmente perceptível a característica multidimensional da problemática ambiental. Prioriza-se a liberdade do trabalho experimental e a criatividade do aluno a partir do qual se desenvolve de forma natural o envolvimento deste com a complexidade própria das questões ambientais atuais.

As inúmeras atividades sugeridas pelos manuais e também disponibilizadas neste site estão organizadas como sugestões de trabalhos a serem desenvolvidos pelos alunos e mediados por professores e monitores.