Aprendendo a Fazer no CEPI

29 de abril de 2010 - 03:00

 

 

 

Diante da heterogeneidade da sala de aula e consequentemente, dos diferentes ritmos por parte dos alunos, o professor se ver diante de uma situação em que, parte da classe já compreendera bem o conteúdo, e outra parte precisa de um reforço. O que fazer nessa hora para que nenhum dos grupos sejam prejudicados?

 

É hora de buscar as parcerias.

 

Foi essa a situação e a solução encontrada na aula de Geografia no conteúdo sobre escala. O aluno Wisley se propôs a fazer a revisão com os colegas que precisavam de uma reforço enquanto a professora trabalharia com pesquisa na internet com os demais alunos da classe.

 

O exercício, já elaborado e respondido pela professora, foi repassado ao aluno monitor que foi um parceiro imprescindível nesse momento. Nessa atividade todos ganham, tanto o aluno monitor que aprendeu a fazer sendo solidário como os colegas que tiveram a oportunidade de revisarem o conteúdo e os colegas que já dominavam o conteúdo pois conseguiram ir em frente. Os colegas que não foram pra sala de informática foram informados do site que foi pesquisado para que pudessem fazer o mesmo em um outro momento.

 

Os alunos aprenderam que podem fazer acontecer quando se trabalho em parceria, com humildade e companheirismo.

 

REJANE LIMA

Professora de Geografia

 

 

 
 
FONTE: SITE DO COLÉGIO ESTADUAL PROF. IVAN