Ministério cria ENEM para professores

25 de maio de 2010 - 03:00

 

 

Exame será realizado a partir de 2011. Uma consulta pública sobre ele está aberta desde quarta-feira passada

O Ministério da Educação (MEC) instituiu, ontem, o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, que já está sendo chamado de “Enem dos Professores” – em referência ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado por estudantes. A ideia é utilizar a prova como critério para a seleção de professores nas redes estaduais e municipais de ensino que aderirem ao programa.

Por meio de suas assessorias de imprensa, tanto a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) como a Secretaria Municipal de Educação (SME) declaram ainda não terem um posicionamento sobre a iniciativa, alegando que a medida é nova. A Seduc acrescentou que, por conta da municipalização da educação, quase não possui escolas dentro da faixa proposta pelo MEC para aplicação das provas.

A primeira edição do exame será realizada no ano que vem. Inicialmente, poderão participar educadores dos primeiros anos do Ensino Fundamental (1º ao 5º) e da Educação Infantil. Depois, o projeto poderá abranger, também, os anos finais da educação fundamental e do Ensino Médio.

Portaria

Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pela prova, que será constituída de uma avaliação de conhecimentos, competências e habilidades. Uma consulta pública sobre o exame está aberta desde quarta-feira passada e durará 45 dias, no site do Inep (http://www.inep.gov.br).

Existirá ainda um banco de questões no qual secretários e professores poderão dar sugestões. Especialistas, juntamente com a equipe técnica do Inep, irão fechar a matriz. A prova vai reunir temas como metodologia de ensino, políticas educacionais e conteúdos específicos.

A avaliação acontecerá uma vez por ano, e as secretarias que aderirem é que vão decidir se a seleção terá fase única ou usarão a prova como fase do processo. A expectativa é de que os resultados possam ajudar na elaboração de melhorias para o ensino. Uma pesquisa internacional foi realizada para criar o programa. Países como Cuba e Inglaterra, que buscam um padrão para professores, foram nações analisadas. Os procedimentos, prazos e outros aspectos operacionais, assim como a inscrição dos interessados e outras normas, serão estabelecidos em nova portaria do Inep.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, disse que a entidade recebeu com surpresa a divulgação do exame. “Sempre somos chamados para discutir com o MEC, mas isso não aconteceu agora”, afirmou. “O que sabemos é o que está sendo veiculado pela imprensa”.

Portanto, acrescentou Carlos Eduardo, a entidade não poderia emitir uma opinião aprofundada sobre o conteúdo da portaria. Ele declarou, porém, que a prova será usada principalmente por municípios menores, tendo em vista os custos altos para a realização de concursos. “As notas deste ´Enem´ poderão ser utilizadas no avanço de carreira dos professores, o que hoje é feito com base no tempo de serviço e no mérito”.

 

 

FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE