Censo Escolar 2010 – Começou a coleta de dados.
28 de maio de 2010 - 03:00
Aconteceu nesta sexta-feira(28), no auditório da 4ª CREDE, a capacitação para a coleta de dados do censo escolar 2010. A capacitação foi ministrata pela Profª Silvia Rios da SEDUC, com a participação dos Coordenadores Municipais do Censo e Secretários Escolares da Escolas Estaduais dos municípios de abrangência da regional.
O Sistema Educacenso, que coleta dados do Censo Escolar da Educação Básica, estará no ar do dia 26 de maio a dia 31 de agosto. Todas as escolas públicas e privadas, de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, inclusive de educação de jovens e adultos, deverão fornecer dados sobre alunos, professores, turmas e sobre a própria escola.
“Desde 2007 a coleta do Censo da Educação Básica vem sendo feita pela Internet, com o sistema Educacenso, que possibilitou precisão de dados. As informações deixaram de ser agregadas por escola e passaram a ser individualizadas. Dessa forma, ao invés de fornecer apenas o número de alunos matriculados, a escola começou a dar informações detalhadas sobre cada um de seus alunos: nome completo, data de nascimento, sexo, cor/raça, nome dos pais, naturalidade, endereço residencial, necessidades de atendimento escolar diferenciado, utilização de transporte público, necessidades educacionais especiais e rendimento escolar do ano anterior.
Da mesma forma são solicitadas informações sobre cada professor que esteja em regência de classe, sobre as turmas existentes e, ainda, detalhes sobre a escola, como infra-estrutura, equipamentos, participação em programas como livro didático e alimentação escolar, dados educacionais como modalidades (regular, especial ou de jovens e adultos) e etapas (creche, pré-escola, fundamental, médio, profissional) oferecidas. Também são solicitadas informações sobre utilização de material didático específico para grupo étnico, sala de recursos, atendimento educacional especializado.
Com a riqueza de dados coletados, compõe-se um quadro detalhado da educação básica nacional, que permite aos pesquisadores e órgãos de governo verificar tanto a situação atual quanto sua evolução, bem como os resultados de políticas implementadas.
Os dados do Censo Escolar constituem a mais completa fonte de informações utilizada pelo Ministério da Educação para a formulação de políticas e para o desenho de programas. É também a base para a definição de critérios para repasse – a escolas, a estados e a municípios – dos diversos tipos de recursos existentes.”
Assessoria de Imprensa do Inep
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