Alunos do Liceu de Camocim recebem Passaporte do Leitor

7 de junho de 2010 - 03:00

 

 

 


 

 

Para despertar o interesse dos alunos pela leitura a profª Rejane Lopes criou o Projeto “Leitores da Liberdade” e dentro do mesmo desenvolveu o “Passaporte do Leitor”, que funciona como intuito de fazer com que os alunos façam a leitura de livros da biblioteca da escola e que a escolha seja a critério de cada um, para terem a idéia de que a leitura não é  algo imposto, uma obrigação, mas sim como algo prazeroso. O passaporte, possui uma certa quantidade de folhas, onde os alunos a cada leitura realizada registrarão o nome, a data de término da leitura e a sinopse do livro que leram, caso completem todas as folhas os alunos deverão ir à biblioteca para que seja preenchido um novo arquivo para registro.

Inicialmente a regente do Centro de Multimeios Profª Rejane Lopes, fez a entrega dos primeiros passaportes nas salas, apenas para os alunos que possuem ficha na biblioteca (carteirinha do estudante). Recentemente no dia 02/06, todos os alunos do 1º C, foram beneficiados com os passaportes, mesmo sem a inscrição, essa atitude partiu da observação feita pelos professores dos 1º anos, pois perceberam que os alunos sairam do ensino fundamental sem o hábito da leitura, juntos com a escola, tomaram a iniciativa de criar para esses alunos as incrições, mas isso somente para os alunos dos primeiros anos, com o auxílio do caromentro, instrumento que auxilia os professores diretores de turma.

Os alunos de 2º e 3º anos não ficarão de fora da entrega dos passaportes, no entanto, só receberão os inscritos, quem tem interesse em realizar o seu cadastro, compareça à biblioteca com duas fotos 3×4, desta forma, será possível você desfrutar do empréstimo de livros e realizar maravilhosas viagens culturais.

Ler faz bem para a mente, pois quando praticamos a leitura aprendemos mais, vivemos com mais prazer e embarcamos em um mundo gratificante, um mundo de fantasias que não tem fim.

Lembrem-se sempre:

“O pior analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não ler”.
Mário Quintana  
Tatiana Carla Sousa Lima – 1ºC
Repórter do Liceu

 

 

 

FONTE: BLOG do LICEU