Educadores da 4ª CREDE participam de Conferência Internacional – Os Setes Saberes para uma Educação do Presente

21 de setembro de 2010 - 03:00

Iniciou hoje, dia 21, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, a Conferência Internacional – Os Setes Saberes para uma Educação do Presente. O tema é inspirado na obra do filósofo e sociólogo francês Edgar Morin, que participou da abertura do encontro. O evento é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Católica de Brasília (UCB), e segue até a próxima sexta-feira, dia 24.

A 4ª CREDE participa nessa Conferência com 12 participantes, sendo 5 técnicos da 4ª CREDE, 6 pessoas representando o Núcleo Gestor das Escolas Estaduais da nossa Regional e 1 Aluno.

A Conferência será presidida por Vincent Defourny, representante da Unesco no Brasil. Além da participação presencial de mais de mil educadores, cerca de cinco mil pessoas acompanharão o evento em salas de teleconferência distribuídas pelo país. Gestores e técnicos da Secretaria da Educação (Seduc) participam do evento.

A estrutura de conteúdos da Conferência está relacionada aos Sete Saberes para uma Educação do Futuro, de autoria de Edgar Morin, articulando-se nos seguintes blocos temáticos: As cegueiras do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; A ética do gênero humano.

A secretária da Educação, Izolda Cela, fez as suas considerações durante a abertura da conferência. A gestora falou da grandiosidade do evento e ressaltou a presença dos profissionais da Seduc. “A participação de todos contribui para o desenvolvimento das instituições que se dedicam a educação”, salientou.

Izolda Cela, e o secretário adjunto da Seduc, Maurício Holanda, farão parte da programação do evento ainda nesta terça-feira, a partir das 15h. Os secretários participarão do debate: “Juventude, Educação e Cultura de Paz – O que podemos fazer juntos?”, acompanhados de Simone Ramounoulou (WWH) e Ubiratan D´Ambrosio (Unicamp).

Confira a programação completa no site: http://www.uece.br/setesaberes