4ª CREDE aplica avaliação do SPAECE

6 de dezembro de 2010 - 03:00

Teve início nesta segunda-feira, dia 6, e prossegue até o dia 9, a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) 2010, aproximadamente 1.162 alunos do Ensino Fundamental, serão avaliados dos anos 2º, 5º e 9º das redes estadual e municipais da regional da 4ª CREDE, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos(EJA) das escolas estaduais. O objetivo é diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e subsidiar a implementação de ações de intervenção e monitoramento com foco na melhoria do ensino ofertado.

Na segunda e terça-feira, dias 6 e 7, os testes vão abranger os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio da vertente SPAECE-Alfa. A partir de seus resultados, a Secretaria da Educação (Seduc) conhecerá o nível de leitura dos estudantes atendidos pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), desenvolvido pelo Governo Estadual, em parceria com os municípios.

Para avaliar as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática,   na quarta-feira, dia 8, serão aplicadas as provas para os estudantes do 5º ano, enquanto a quinta-feira, dia 9, foi reservada aos alunos do 9º ano e da EJA.

O SPAECE também incluirá aspectos contextuais coletados por meio dos questionários: do aluno, para obter o perfil socioeconômico e hábitos de estudo; do professor e do diretor, para traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais. O Sistema visa fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.