Orientações para inscrição no SiSU

14 de janeiro de 2011 - 03:00

ENEM                                           SiSU

A Secretaria da Educação(Seduc) divulga informações do MEC a respeito do Sistema de Seleção Unificada(SiSU) que começa neste domingo, dia 16, e segue até o dia 18. (Prorrogado até dia 20)

Para fazer inscrição:
As inscrições poderão ser feitas entre 16 e 18 de janeiro apenas pelo site do SiSU (http://sisu.mec.gov.br). Serão requisitados o número de inscrição no ENEM 2010 e a senha cadastrada no site do ENEM (caso tenha perdido essas informações você pode recuperá-las em (www.enem.inep.gov.br). O site do sistema solicitará que o candidato informe um e-mail válido. É muito importante que seja cadastrado um e-mail, pois somente por meio dele o estudante poderá, caso necessite, recuperar sua senha do SiSU.

Preço:
As inscrições no SiSU são gratuitas e todas as instituições participantes do sistema devem oferecer acesso à internet gratuito para quem deseja se inscrever.

Horário:
Os candidatos precisam ficar atentos, pois o sistema só registra inscrições feitas entre 6h e 23h59h (Horário de Brasília).

Calendário:
O SiSU 2011/1 será realizado em apenas uma etapa, com três dias de inscrições, entre 16 e 18 de janeiro.
O candidato poderá inscrever-se, por ordem de preferência, em até duas opções, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. No final do prazo de inscrição, o SiSU selecionará os candidatos melhor classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no ENEM 2010.

O SiSU realizará três chamadas. Veja as principais datas:
– De 16/01 a 18/01: Estudantes devem usar o site do SiSU para escolher a universidade e o curso que desejam.
– 22/01: Serão divulgados os nomes dos candidatos selecionados na primeira chamada do SiSU. A matrícula dessa primeira chamada deve ser feita entre 25 e 27 de janeiro.
– 1º/02: Divulgação da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada. Candidatos selecionados deverão se matricular entre 3 e 4 de fevereiro.
– 10/02: Divulgação da terceira lista de aprovados no SiSU. Matrículas deverão ser feitas em 11 e 14 de fevereiro.
– De 11 a 15/02: Candidatos que não foram selecionados nas três listas de chamada do SiSU 2011/1 poderão declaram interesse na lista de espera.

Senha do SiSU:
Caso o candidato tenha perdido a senha do SiSU, poderá recuperá-la acessando o sistema e clicando em “Esqueceu sua senha? Clique aqui para recuperá-la”. A senha será enviada para o e-mail que foi informado pelo candidato no SiSU.

Documentos:

Para se inscrever no SiSU o candidato precisa somente do número de inscrição e da senha cadastrada no ENEM 2010. No entanto, o candidato deve atentar aos documentos exigidos pela instituição que escolheu para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação.

Notas do ENEM 2010:
O SiSU recupera as suas notas do ENEM 2010 automaticamente, no momento em que você insere no sistema seu número de inscrição e senha do ENEM.

Semestre de ingresso:
Nem todas as vagas disponibilizadas pelo SiSU são para o primeiro semestre de 2011. Algumas instituições oferecem vagas para o segundo semestre e, por isso, o candidato deve prestar atenção a essa informação – disponível no sistema. O período de matrícula para as vagas do segundo semestre é o mesmo período de matrícula para as vagas do primeiro semestre, conforme o cronograma do SiSU.

Cotas:
Há instituições participantes do SiSU que disponibilizam parte de suas vagas para as políticas afirmativas (afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc). Em determinados cursos, pode haver duas modalidades de concorrência pelo SiSU: ampla concorrência e ações afirmativas. Quem optar por concorrer a cotas, concorre apenas com candidatos que fizeram a mesma opção.

É de responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e se possui os documentos que serão exigidos pela instituição de ensino no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula, quando o candidato clicar na sua opção de curso.

Peso do ENEM:
Algumas instituições participantes do SiSU adotam pesos diferenciados para as provas do ENEM 2010. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscreve para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do ENEM 2010, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.

Nota de corte:
Uma vez por dia, o SiSU calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso – com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Ressalta-se que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Comprovante de inscrição:
O candidato pode imprimi-lo ao término da inscrição.

Mudança de ideia:
O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o SiSU considera a última inscrição concluída.

Resultado do SiSU:
Estará disponível no site do SiSU (http://sisu.mec.gov.br), nas instituições participantes do sistema e pelo telefone da Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.

*Maiores informações: Célula de Aperfeiçoamento Pedagógico (85)3101-3968