Jovens e adultos podem obter certificado do Ensino Médio a partir do Enem

27 de janeiro de 2011 - 03:00

 

 

 

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) interessados em obter o certificado de conclusão dessa última etapa da educação básica devem comparecer a um dos 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos(Cejas), unidades escolares da Secretaria da Educação(Seduc), para fazer a solicitação. Durante o atendimento, é preciso apresentar RG e CPF.

A iniciativa é destinada às pessoas que não cursaram ou não concluíram o Ensino Médio e que, a partir da oportunidade de fazer a prova do Enem, poderão receber seu certificado de conclusão. Para isso, devem ser observados os seguintes critérios: ter 18 anos ou mais na data da realização da primeira prova do Exame; ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.

Conforme Antônia Alves dos Santos, técnica da área de EJA da Seduc, caso o aluno não tenha alcançado a pontuação necessária em todas áreas, poderá também solicitar uma declaração ao Ceja com as notas das matérias aprovadas. “De posse do documento, terá a opção de fazer sua matrícula no próprio Centro para cursar apenas as disciplinas em que não conseguiu resultados satisfatórios” – explica.

CERTIFICAÇÃO

A partir de 2009, o Ministério da Educação(MEC) ampliou os objetivos do Enem e incluiu a certificação para as pessoas com idade a partir de 18 anos que por algum motivo deixaram de concluir o Ensino Médio na idade certa. A Seduc solicitou ao Conselho de Educação do Ceará autorização para realizar a certificação nas unidades dos Cejas, dos quais, nove estão na capital e 23 no interior. Conforme a legislação nacional, os Institutos Federais de Educação também podem fazer a certificação.