I WORKSHOP – Redes de Computadores da EEEP Mons. Expedito da Silveira – Camocim

10 de março de 2011 - 03:00

 

 

A Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira, realizará no dia  11 de março de 2011, o I WORK SHOP, abordando a temática REDES DE COMPUTADORES, que será realizado pelos alunos cursistas do Projeto e-Jovem (Curso Técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC). O evento tem como finalidade abordar os princípios básicos da área de  redes de computadores com ênfase na noção Geográfica de Redes e Conexão de Computadores, identificando os principais elementos de uma rede. O Projeto tem como objetivo geral: Articular a formação de nível médio com o ensino profissional e o mundo do trabalho através da capacitação de jovens em tecnologias da informação, oferecendo  uma formação de característica tecnológica e profissional que possibilite inserir o jovem no mercado de trabalho em áreas da informática.


A EEEP. MONSENHOR EXPEDITO DA SILVEIRA DE SOUSA, representada pelo Diretor Paulo Sérgio Fontenele, aderiu a este Projeto, porque  vislumbra através  do mesmo,  outras possibilidades de inserção profissional dos jovens concluintes e egressos do Ensino Médio no mercado de Trabalho.

 As turmas iniciaram a execução de suas atividades, no dia 26 de outubro de 2009, atendendo atualmente 78 alunos através de formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação – (TIC), empreendedorismo e cooperativismo possibilitando as condições de inserção no mundo de trabalho e geração de emprego e renda em diversas cidades  do estado do Ceará.

 

 

 

Cronograma das atividades realizadas

 

 

 

Abertura : Palavra do Diretor  Paulo Fontenele

 

 

 

 

Apresentação Introdutória da Proposta do Projeto E-Jovem

 

 

 

 

1ª- Palestra: Surgimento da Rede de Computadores

 

 

 

 

2ª- Dinâmica do Choque: Entender como funciona o meio de comunicação.

 

 

 

 

3ª- Apresentação de um vídeo: MEIOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS (Pacotes).

 

 

 

 

4ª- Realização das oficinas sobre AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS REDES DE COMPUTADORES (Divididas em quatro ambientes): Topologia de Rede, Divisão Geográfica da Rede de computadores, Modelo OSI, Modelo TCP-IP.

 

 

 

 

5ª- Realização da CRIMPAGEM de forma coletiva envolvendo todos os participantes.

 

 

 

 

6ª- Apresentação documentário criado pela Turma – I.

 

 

 

 

7ª- Apresentação de uma Paródia envolvendo a temática abordada.

 

 

 

 FOTOS