Prêmio Gestão: as inscrições irão até 17 de junho

16 de maio de 2011 - 03:00

Continuam abertas, até o próximo dia 17 de junho, as inscrições ao Prêmio Gestão Escolar – Ano Base 2010. Pode participar qualquer escola da rede pública estadual e municipal. Para efetivar sua participação, o interessado deverá encaminhar o dossiê impresso, conforme Regulamento, às Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede), no interior, e à Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza(Sefor), na capital. Conforme o  Conselho Nacional dos Secretários de Educação(Consed), a autoavaliação referente ao prêmio pode ser feita on-line(http://consed.ihomolog.com.br).

Quem já participou da premiação, ressalta a importância da iniciativa. É o caso do Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (CAIC) Senador Carlos Jereissati, da rede municipal de Russas, que ficou entre as seis unidades de ensino finalistas ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Destaque Brasil – Ano Base 2009. O diretor da escola, Gleydson de Oliveira, explicou que para a comunidade escolar significou o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado com responsabilidade e compromisso. Lá, o diferencial é o programa de jornada ampliada contemplando 80% dos alunos do ensino fundamental, o que possibilita mais tempo na escola, no mínimo, seis horas diárias, com atividades esportivas, artísticas, culturais e de reforço escolar no contra-turno. Além disso, os alunos do 2º ano participam do Programa Alfabetização na Idade Certa(PAIC), desenvolvido pelo Governo Estadual com a meta de alfabetizar todas as crianças até os sete anos de idade.

O Prêmio Gestão chega a sua 12ª edição com o objetivo de estimular o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz na escola, tendo como foco o compromisso com o ensino, a aprendizagem e os resultados das avaliações externas. A premiação também quer valorizar as escolas públicas que se destaquem pela
competência e por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas.

Em âmbito nacional, serão concedidos os seguintes diplomas: Escola “Destaque Estadual”; Escola “Destaque Nacional” e “Escola Referência Brasil”. A primeira escola selecionada de cada Estado recebe, além do diploma, a importância de R$ 6 mil.  Os(as) diretores(as) premiados terão, ainda, a oportunidade de participar da viagem de intercâmbio para conhecer o sistema educacional dos Estados Unidos.  As escolas “Destaque Nacional” receberão R$ 10 mil e a escola “Referência Brasil” ganhará R$ 30 mil.

O Prêmio Gestão Escolar é uma realização conjunta do Conselho Nacional dos Secretários de Educação(Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação(Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Roberto Marinho (FRM), da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, do Instituto Razão Social, do Grupo Gol, do Todos pela Educação, daFundação Itaú Social, da Gerdau e do Movimento Brasil Competitivo.

Fonte: seduc.ce.gov.br