Lançamento da campanha: Quem Cala, Consente. Violência Sexual contra Criança e Adolescente é Crime!

18 de maio de 2011 - 03:00

 

 

 

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da equipe do Projeto e-Jovem, colabora com a mobilização social em torno do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes cujo lançamento da campanha deste ano: “Quem Cala, Consente. Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é Crime!”, acontece amanhã, dia 18, a partir das 8h30, na Assembleia Legislativa.

 

A campanha prevê a realização de seminários nas sedes dos municípios, onde estão instaladas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), vinculadas à Seduc, além de Fortaleza. O principal objetivo dos seminários é fazer com que cada jovem seja multiplicador da campanha na sua cidade, e assim, chegue a todos os cantos do Estado. O primeiro seminário acontece no mês de junho, em Itapipoca.

 

Dia 18 de maio:

O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal n.º 9970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual como forma de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem situações que envolvam qualquer tipo de violência e criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou o País e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade.

Desde a criação dessa Lei, a sociedade civil organizada promove atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual e ao mesmo tempo impulsionar a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.

 

Para mais informações:

http://www.direitosdacrianca.org.br/em-pauta/2011/05/18-de-maio-indices-de-violencia-contra-meninos-e-meninas-continuam-alarmantes
http://www.comitenacional.org.br/files/upload/file/logoanimada.gif