EEEP de Camocim institui a semana alusiva ao projeto geração da paz

26 de setembro de 2011 - 03:00

 

 

 

 

 

No período de 19 a 22/09/11, a EEEP. Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa realizou atividades diversas envolvendo todos os educadores e educandos num movimento em apologia à Paz. Estas atividades celebraram um ano da implementação do Projeto Geração da Paz nas escolas públicas do Estado do Ceará, o qual foi concebido pela SEDUC através de tratado com a UNESCO e parceria com a Universidade Estadual do Ceará-UECE,UCB- Universidade Católica de Brasília e, posteriormente o Centro de desenvolvimento Humano-CDH e Instituto Nordeste Cidadania-INEC/BNB por ocasião da “Conferência Internacional sobre os Setes Saberes Necessários à Educação do Presente” realizada em Fortaleza.

 

Durante este período no momento de acolhida pela manhã, tanto educandos quanto educadores foram reunidos no hall de entrada da escola e no auditório ou ginásio desportivo durante o horário de almoço para apreciarem apresentações que os fizeram refletir sobre a importância de se criar uma cultura de Paz dentro da escola, na sociedade e enfim no mundo.

 

Demonstrando muito empenho, os educandos comandaram as ações definidas por eles mesmos na elaboração da agenda 22 e mesmo sendo realizada a culminância no dia 22/09/11, os protagonistas propuseram para a gestão escolar o desenvolvimento de um memorial a ser apresentado no dia 23/09/11 durante a acolhida, sendo esta uma forma de socializar os resultados das ações empreendidas durante a semana e registrar o pensamento dos jovens educandos sobre a temática trabalhada.

 

Em sua fala inicial durante o culto ecumênico, o pastor Abrão que representava a 1ª Igreja Batista de Camocim elogiou a iniciativa da escola em possibilitar momentos que não sejam apenas voltados para a intelectualidade, mas também para o espiritualidade da jovem. Segundo ele, “o mundo hoje precisa de paz e isso começa pelo próprio espírito humano quando reconhece que a paz vem de Deus”. Enquanto pai de educando reconhece, o quanto a escola tem contribuído para a formação humana de seu filho e isso faz com ele sinta mais vontade de estar próximo da escola.

 

Para Max Eugênio, leigo , representante da Igreja Católica, “as pessoas só podem encontrar a paz quando se aproximar mais de Deus, porque Deus é a própria paz”.

 

 

 AGENDA DE ATIVIDADES