Dia Nacional da Consciência Negra Liceu de Camocim Dep. Murilo Aguiar

23 de novembro de 2011 - 03:00

No último dia 19 de novembro, no Liceu de Camocim celebrou o Dia Nacional da Consciência Negra, uma data memorável e festiva que faz referência a história e cultura dos povos africanos e afrodescendentes aqui no Brasil. Com o tema “Consciência Negra: cultura, identidade e resistência”, foram trabalhadas diversas atividades (conforme cronograma abaixo) com o objetivo de promover a reflexão, o debate, a manifestação cultural e a conscientização de que se faz necessário um novo olhar sobre o passado e herança histórico-cultural de nosso povo, assim como uma efetiva mudança de postura frente às dificuldades e problemáticas geradoras de desigualdade social e racial em nosso país e na comunidade escolar.

Em consonância com a Lei 9.394/96 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos de ensino da educação básica, o Dia da Consciência Negra na escola foi um momento riquíssimo de amadurecimento teórico e expressão cultural, uma tomada de consciência para a mudança de atitudes. As atividades pedagógicas e culturais foram desenvolvidas de forma dinâmica e envolvente, tendo a interdisciplinaridade como o alicerce da construção de novos saberes e novas atitudes.

Segue abaixo o cronograma de atividades:

• Exibição e análise do filme “Invictus” – Auditório do Liceu – Professores Carlos Manuel e Paulo Clesson.

• Exibição, análise e discussão do filme “Vista a minha pele” – Sala de Projeção – Professores Edivaldo Júnior e Luzielma.

• Roda de Conversa com os alunos dos 3º anos – Tema: O Negro e o Sistema Educacional Brasileiro: cotas universitárias – Biblioteca do Liceu – Professores Maurício Coelho, Nayara e Osmaísa.

• Apresentação de Dança Afro (alunos da Escola Alba Maria) – Pátio do Liceu – Professores Edivando e Conceição.

• Roda de Capoeira Grupo Cadência – Professor Edésio.

• Apresentação de Teatro e Músicas – Auditório do Liceu – Alunos da escola e Professor Paulo Clesson

• Exibição de Painéis Temáticos – Pátio da Escola – Alunos e professores responsáveis pelas turmas.

• Concurso de desenho em grafite – Biblioteca – Professores Carlos Manuel e Aníbal.