Grupos de Teatro da EEEP de Camocim selecionados para apresentações em Sobral

30 de março de 2012 - 03:00

 

 

 

GRUPOS DE TEATRO DA ESCOLA PROFISSIONAL DE CAMOCIM SÃO SELECIONADOS PELA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE SOBRAL  PARA APRESENTAÇÕES NO TEATRO SÃO JOSÉ

 

O  Grupo de Teatro de Sombras “ CIA SHADOWS LIFE”, dos educandos do 3º ano Informática e o Grupo ART COMEDY (Jogos Teatrais) do 2º ano Comércio, da EEEP. Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa participaram de uma seleção de projetos para apresentação no Festival de Esquetes Teatrais que será realizado no Teatro São José em Sobral, a qual foi promovida pela Secretaria da Cultura e do Turismo. Foram escolhidos para uma estréia no dia 28/03/2012, com direito a retorno para novas apresentações nos dias 02 e 03 de junho a partir das 17 horas.
Os grupos realizam encenações com as mais variadas temáticas, que vai  do humor aos temas  de cunho social e religioso.
O grupo “ CIA SHADOWS LIFE originou-se a partir de uma proposta de atividade desenvolvida durante as aulas de arte ainda no 1º ano (2010) sobre o teatro , as quais foram orientadas pelo arte educador Luiz Carlos de Oliveira. Depois, num exercício de autonomia  os educandos começaram a elaborar cenas para apresentações externas e  na própria escola durante 2011. Tornaram-se mais ainda conhecidos ao participarem do Auto de Natal no final de 2011, no auditório da escola profissional. A partir de então, começaram a surgir convites para atuarem em outras cidades, pelo fato de ser  uma expressão artística diferente que tem raízes na cultura chinesa.
Já o grupo ART COMEDY, surgiu em 2011, revelados durante as apresentações realizadas no horário de almoço que serviam de entretenimento para os educandos e educadores. A idéia de montar o grupo deu-se pela influência da atividade sobre jogos teatrais e pelo incentivo de todos da escola que apreciaram o desempenho do Grupo.
Ao encontrarem na escola indispensável apoio, os Grupos começaram  a despontarem com suas atividades e, por iniciativa própria, reúnem-se  no ambiente escolar nos horários livres para ensaiarem ou discutirem ações  que exigem a contribuição deles.
“Os grupos hoje são exemplos de Protagonismo Juvenil dentro da escola, pois mostram-se autônomos e sempre trazem proposições interessantes à gestão escolar.
Pelo fato de terem a capacidade de organização própria para  realizarem atividades inovadoras, visualizamos grande potencial nos educandos que encontram na cultura teatral uma forma de expressão e criação artística, sem falar na predisposição para  captarem parcerias.” Assim afirma, o Diretor Paulo Sérgio Fontenele.

Fonte: Grupo de imprensa da EEEP de Camocim