A EEM Murilo Braga irá representar a 4ª CREDE no “Ceará faz Ciência 2012”

4 de maio de 2012 - 03:00

 

 

 

 

 

Dentre os 300 Projetos Científicos inscritos no Projeto Ceará faz Ciência , a  EEM Murilo Braga ficou classificada nos 25 trabalhos que serão apresentados na região norte – Sobral, no dia 23 do corrente mês.
O  Projeto “Sabão Ecológico”, coordenado pelo Professor Mário Henrique Vasconcelos de Lima e desenvolvido pelas alunas Ana Karine Justino da Costa e Ana Carolina Sousa Salvino, ambas do 3º Ano “A”  irão orgulhosamente representar a Escola Murilo Braga.
O Projeto Ceará Faz Ciência é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e CNPq/MCTI, com patrocínio da Assembleia Legislativa, Prefeituras de Limoeiro do Norte, Sobral, Tauá e Crato, apoio da Ibyte, e apoio institucional do Geopark Araripe/Urca e Seduc.
Com um mês de divulgação, desde que foram abertas as inscrições, o Projeto Ceará Faz Ciência surpreendeu no número de trabalhos inscritos – que somaram 300, com a participação de 180 escolas. O resultado da etapa classificatória, com a seleção de 100 trabalhos científicos – 25 em cada uma das quatro regiões – Cariri, Norte, Inhamuns e Litoral Leste, pode ser conferida no site da Secitece.
“Esta é uma prova de que a cultura da Ciência vem ganhando espaço no Estado”, destaca o coordenador do Ceará Faz Ciência, Francisco Carvalho. O Litoral Leste, que já possui experiência com Feiras e popularização da Ciência, teve o maior número de inscrições, com 106 projetos. Em segundo lugar ficou a região Norte, com 74 projetos. O Cariri obteve o terceiro lugar, com 66 trabalhos, e em último lugar a região dos Inhamuns, com 53 projetos cadastrados.

PROGRAMAÇÃO:

As Feiras terão início sempre às 16 horas. No Litoral Leste, a cidade-sede do evento é Limoeiro do Norte, no dia 16 de maio, na Praça da Matriz. A segunda região a receber a Feira é a Norte, no dia 23 de maio, em Sobral, na Praça do Arco. Em junho, serão mais duas Feiras: no Cariri, dia 13 de junho, na Praça da Refeza, município de Crato, e no dia 20 de junho, em Tauá, pela região dos Inhamuns. O evento será no Parque da Cidade. Todas as feiras contarão com apresentações do Ciência Itinerante, outra iniciativa da Secitece, com a parceria do CNPq. A equipe do Projeto é composta por monitores nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, que farão demonstrações de experimentos aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela Ciência nos estudantes. Além das exposições dos melhores trabalhos de cada região, os eventos estarão recheados de atividades paralelas, que enriquecerão a programação e terão como objetivo o despertar da curiosidade sobre Ciência e a popularização do conhecimento.