Centro de Multimeios da EEEP de Camocim cria a Caravana Literária

13 de junho de 2013 - 14:26

 

O centro de multimeios da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, através dos professores Jorge Aragão e Leonice (responsáveis pela biblioteca escolar) estão desenvolvendo uma ação permanente intitulada Caravana Literária.

Tal evento busca estimular o interesse dos alunos e dos demais integrantes da escola pela leitura de forma lúdica e inovadora. Para atingir esse propósito, são realizadas atividades recreativas e culturais de cunho literário durante o intervalo do almoço, as quais acontecem em semanas alternadas.

Além de uma breve sondagem acerca de obras clássicas da Literatura Brasileira, todo mês é selecionado um autor como referência para as dinâmicas que acontecem nos ambientes da escola ou estudos durante as aulas de campo.

A Caravana Literária realizou no mês de maio de 2013, atividades alusivas ao centenário de Vinícius de Moraes, as quais foram desenvolvidas através de gincana de conhecimentos voltadas às obras do autor, momento musical , apresentação biográfica e concurso de caricatura. Durante o mesmo mês, os alunos da instituição visitaram a Academia de Letras e Arte de Camocim para conhecerem o acervo local e seus respectivos autores.

Para fortalecer mais ainda essa iniciativa da biblioteca, durante a realização de algumas atividades da Caravana, a escola recebeu a visita ilustre do Sr. Enéas ( presidente da Academia de Letras e Arte de Camocim) , do escritor Raimundo Bento Sotero, da professora Elvira Veras(Coordenadora da 4ª CREDE) e do Sr. Norman Gall ( representante do Instituto Braudel de São Paulo), responsável pelo Projeto: Círculo de Leitura, que é adotado pela escola em parceria com a SEDUC.

Nos dias 11/06 e 13/06/2013 a Caravana realizará visita à EEEP Guilherme Gouveia da cidade de Granja com o momento Picnic Literário, como forma de compartilhar essa experiência exitosa e também para realizar a socialização de obras pertencentes ao projeto Círculo de Leitura com os educandos desta instituição.