Aluno da EEEP de Granja selecionado em 1º lugar no Parlamento Juvenil Brasileiro
19 de agosto de 2013 - 11:44
A Câmara dos Deputados selecionou os 78 estudantes que representarão os estados brasileiros em 2013, na edição de dez anos do Parlamento Jovem Brasileiro. Este ano, o recorde de inscrições do Programa foi superado e chegou ao número de 1.631 mil Projetos de Lei encaminhados por jovens de todo o país.
Dos 78 estudantes, 58 pertencen a escolas públicas do país.
Entre 23 e 27 de setembro, os 78 jovens participarão de uma Jornada Parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como Deputados Federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.
O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm 8 representantes, recebem 1 representante jovem.
Dentre os 3 estudantes que representarão o Ceará na Jornada Parlamentar , está o aluno da EEEP Guilherme Teles Gouveia Antonio Hugo Pinto de Matos. É com imensa alegria e satisfação que a 4ª CREDE parabeniza o aluno Hugo, que cursa o 2º Ano de Aquicultura na EEEP de Granja , residente no Distrito de Parazinho e que pretende ser Engenheiro de Pesca. A proposição do nosso “ aluno parlamentar” vislumbra – Determinar a construção, manutenção e pleno funcionamento de abrigos, em cidades com número de habitantes superior a cem mil, que visem dar os cuidados sociais, psicológicos e médicos, previstos na constituição federal, dando assim mais dignidade à população de maneira mais justa.
O Ceará também será representado pelos alunos:Victor Soares Gualberto (2º Lugar) do Colégio Ari de Sá Cavalcante de Fortaleza e seu Projeto Institui a obrigatoriedade do ensino de primeiros socorros em instituições públicas e privadas e em 3º Lugar ficou Gleiton de Souza Vasconcelos da EEEP Paulo VI, também de Fortaleza e seu Projeto na Alteração da a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005, que dispõe sobre o Ensino da Língua Espanhola e dá outras providências, para regular o ensino obrigatório do idioma na Educação Básica e no Ensino Fundamental.
Toda a comunidade escolar e a 4ª CREDE está muito feliz e confiante em outras vitórias e desde já compartilham de um espírito de participação cidadã e da efetivação da premissa do protagonismo estudantil.