4.ª CREDE realiza Encontro Regional de Formação em Matrizes de Referência do Enem em Filosofia e em Geografia

18 de outubro de 2013 - 11:29

Como mais uma ação preparatória para o Dia E , a CREDE realizou ainda no início do mês de outubro , o 3.º encontro de Formação que tratou das matrizes de referência do ENEM. Tendo à frente os formadores Aníbal Libério (Professor de Geografia do Liceu de Camocim) e Santiago Pontes (Professor de Filosofia da EEEP Guilherme Teles Gouveia), a Formação teve a participação de 60 professores.

A dinâmica de trabalho foi a mesma seguida nas Formações anteriores e teve o mesmo objetivo: a construção de uma proposta de currículo de conteúdos para 2014. A ideia era fazer adequações possíveis a partir das competências e habilidades das matrizes do ENEM e da Escola Aprendente e, também, do currículo de conteúdos dos PPP (Plano Político Pedagógico) de cada escola. E deu certo.

O material produzido pelos grupos de trabalho ficarão à disposição das escolas da regional da 4.ª CREDE a fim de que seja revisado nas jornadas pedagógicas do próximo ano letivo.

O tema ENEM proporcionou aos professores debates e sugestões de outros temas afins: o uso do livro didático; a geografia do Ceará como conteúdo didático em sala-de- aula; o tema da Redação do ENEM e sua relação direta com os conteúdos das Humanas. Outros destaques foram: a vivência feita no início do Encontro baseada no silogismo de premissas confractuais; um relato de experiência da Professora Cristiane Pereira (EEEP Guilherme Teles Gouveia) com o uso das aulas on line do site do Descomplica e a participação do Articulador de Gestão, Professor Eudmar Almeida, que exibiu o vídeo com recortes do filme “Triunfo” da Diretora Randa Haines.DSC08639

Ao fim do Encontro, o encaminhamento para os participantes foi a elaboração de itens de Geografia e de Filosofia – a partir das Matrizes do ENEM – que serão enviados (1 por escola) para o Ambiente Virtual de Aprendizagem da 4.ª CREDE .

Sobre as Formações das disciplinas como Arte, Espanhol, Educação Física e outras que não foram possíveis acontecer durante o mês de setembro serão feitas nas escolas durante os estudos e planejamento por área. “Não queremos mais retirar o professor da escola durante este mês de outubro, porque precisamos deixá-lo disponível para as ações que aprofundem a preparação e o incentivo ao aluno para fazer as provas do ENEM nos dias 26 e 27” – comentou a Professora Remédio Rês, Orientadora da CODEA da 4.ª CREDE.