EEEP de Granja realiza a Culminância do Projeto: Cultura Indígena , por que estudá-la ?
12 de junho de 2014 - 12:19
No dia 06 de junho, a EEEP Guilherme Teles Gouveia realizou a culminância do Projeto “Cultura Indígena: Por que Estudá-la?”. O dia começou bastante animado, com a presença dos índios Tremembés no auditório da escola assistindo uma apresentação sobre a chegada dos brancos ao Brasil, representada pelos alunos do 3º ano de Agroindústria e uma releitura da Carta de Pero Vaz de Caminha, representada pelos alunos do 2º ano de Agroindústria. Para encerrar o momento solene, todos os alunos, professores e demais convidados se dirigiram à quadra onde aconteceu o lançamento do CD com o Hino Nacional cantado em Tupi Guarani, além da apresentação dos alunos dos 1º e 2º anos com o canto de exaltação à mãe natureza dos índios Krhaô, a dança do Torém com os índios e do professor Cláudio declamando “O Cântico da terra” de Cora Coralina, juntamente com os professores Santiago Pontes, Fábia Dias e Jacinto Alves cantando “Cio da Terra”.
Este Projeto teve início no ano de 2009 com os alunos dos 1.º anos do Ensino Médio na EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa na cidade de Camocim, onde tiveram o primeiro contato com a cultura indígena em um trabalho de pesquisa com uma visita à escola indígena Maria Venâncio na cidade de Itarema. Lá apresentou-se pela primeira vez o Grupo de Canto Apecatu – que em tupi significa “o bom caminho” – cantando uma música de exaltação à Mãe Natureza dos índios Khraô, apresentação que teve a cobertura da TV Verdes Mares.
A partir de 2009, foi realizada a pesquisa do idioma tupi-guarani em um nível básico. Em 2013, a continuação desta pesquisa resultou na execução do Hino Nacional Brasileiro em Tupi Guarani, desta vez formado por alunos da EEEP Guilherme Teles Gouveia da cidade de Granja/CE, como conteúdo da disciplina de Arte Educação. Na edição de 2013, o grupo se apresentou na inauguração da própria escola de seus integrantes e na Feira Regional de Ciências e Cultura da 4.ª CREDE.
Neste ano de 2014, novos alunos se integram ao grupo; novos professores se integram ao Projeto, novas pesquisas em espaços diferentes da sala de aula, e muitos outros, onde pretende-se ir além dos muros de nossa Escola.
Na escola nos referimos ao latim, aprendemos o inglês, aprendemos o espanhol. Por que não aprendermos o tupi-guarani como uma língua genuinamente brasileira, para que este idioma seja conhecido mundialmente?
Como já disseram outros autores “ser ou não ser brasileiro?
Tupi or not tupi?”