EEM Francisco de Assis Fontenele (Amarelas) realiza II NOCHE ESPAÑA

28 de maio de 2015 - 13:36

“NOCHE ESPAÑA” é um projeto desenvolvido pela EEM Francisco de Assis Fontenele, com o objetivo de facilitar a aprendizagem da lingua e da cultura espanhola.

 

 

A globalização nos conduz a ter uma visão cosmopolita do mundo, assim, um dos fatores preocupantes dentro do ambiente escolar é a aprendizagem de outras línguas, principalmente a língua espanhola, como meio de socialização com o mundo que nos cerca. Com isso há a necessidade de promover o conhecimento sobre a cultura espanhola, visando desenvolver habilidades linguísticas nos discentes.

 

É importante ressaltar que ao se estudar uma segunda língua, novos conhecimentos sobre a língua materna são assimilados. Segundo os PCNs (BRASIL, 1998, p. 28-29), isso ocorre porque a aprendizagem de uma língua estrangeira permite “aumentar o conhecimento sobre linguagem que o aluno construiu sobre sua língua materna, por meio de comparações com a língua estrangeira em vários níveis.

 

Observando que a maioria dos alunos ainda tem receio de aprender uma língua diferente, os professores de língua espanhola da EEM Francisco de Assis Fontenele – Amarelas, resolveram, a partir da cultura dos países que têm o espanhol como língua oficial, realizar um evento com o intuito de despertar o interesse pelo costume, a linguagem e a gramática espanhola, sendo assim criaram a Noche España (Noite Espanhola), um evento que se realiza todos os anos no primeiro período, sendo que em 2015 aconteceu no dia 28 de abril e teve como objetivo principal incentivar os alunos a pesquisarem sobre a origem da língua espanhola, importância e significado da bandeira, como a língua espanhola está atualmente, comidas típicas, danças, músicas, vestimentas, seriados como A turma do Chaves, novelas como Maria do Bairro, enfim os estudantes constroem uma pesquisa que será apresentada de forma criativa na culminância do projeto.

 

Os professores de língua espanhola observaram que a Noite Espanhola contribuiu de forma positiva para a aprendizagem dos alunos, pois despertou nos mesmos o interesse pelo ensino da língua espanhola, além de torna-los mais abertos as pesquisas.

 

A “II NOCHE ESPAÑA” teve como programação:

– Abertura: Música – SE NÃO TIVESSE IDO

– Poesia: ORIGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA (3ª Série C)

– Peça Teatral: ESPANHOL NA ATUALIDADE (3ª Série C)

– Peça Teatral: FESTIVAL DA BOA VIZINHAÇA (3ª Série B)

– Dança: MARIA DO BAIRRO (3ª Série B)

– EXPOSIÇÃO DE COMIDAS TÍPICAS (2ª Série C)

– Música: POR AMOR (3ª Série A)

– Dança: CORAÇÃO PARTIDO (3ª Série A)

– Considerações Finais: PROFESSORES DE ESPANHOL.

 

 

Fonte: Relatório da Escola