Ações desenvolvidas por alunos da EEEP Guilherme Teles Gouveia

2 de setembro de 2015 - 19:52

PRÁTICA DE CAMPO SOBRE PREPARO E ADUBAÇÃO DE FRUTEIRAS E CAPINEIRA PELOS ALUNOS DO 2° ANO DE AGROPECUÁRIA

Os alunos do 2º agropecuária, participaram hoje, dia 02 de setembro, de uma aula de campo na escola agrícola, nas áreas de cultivo do capim elefante e de fruteiras como mamão e banana. A aula, referente à disciplina de fruticultura, foi orientada pela professora do curso, Daniele Farias, e pelo professor assistente, Marcos Deames. Na ocasião os alunos realizaram o preparo e distribuição do adubo, limpeza da

área das fruteiras através da capina e também fizeram o desbaste das espécies frutíferas.

 

 

CULTIVO DE TILÁPIAS NA EEEP GUILHERME TELES GOUVEIA

2

    

Hoje, dia 02 de setembro de 2015, os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Aquicultura realizaram a biometria de peixes na escola. Esta é mais uma ação do Projeto “Cultivo sustentável da Tilápia Nilótica no semiárido nordestino em sistema de aquaponia, utilizando a recirculação de água. ”

 
Durante a prática, os alunos pesaram os animais e estipularam o peso médio através da técnica de amostragem e ainda separaram ração para alimentar os animais até a próxima biometria. Além dessas ações, os alunos fizeram manutenção na caixa de alfaces e realizaram a limpeza nas bombas de aeração. As ações foram acompanhadas e orientadas pela professora do eixo técnico, Shirley Batista.
 
 

ALUNOS DA AGROPECUÁRIA REALIZAM PRÁTICAS REFERENTE AO PROJETO DE FERTIRRIGAÇÃO COM APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE GOTEJAMENTO DO AR CONDICIONADO

 3
 
O uso racional da água pode ser definido como as práticas, técnicas e tecnologias que propiciam a melhoria da eficiência do seu uso. Assim, os alunos do 2º ano de agropecuária, vêm trabalhando constantemente no projeto de desenvolvimento sustentável através do uso da água de gotejamento do ar condicionado instalados nas salas de aula para fertirrigação das culturas agrícolas, neste caso, a cultura testada será o milho.
 
O projeto, em andamento, recebeu inicialmente a colaboração da turma de 1º ano que realizou o plantio das sementes e montou um pequeno viveiro. Hoje, dia 02 de setembro de 2015, os alunos do 2º ano realizaram o desbaste e transplantio das mudas para uma área de cultivo. Em seguida será usada a água do ar condicionado que vai receber um tratamento adequado à medida que for coletada, para que através da fertirrigação as plantas recebam todos os nutrientes necessários para seu completo desenvolvimento, garantindo assim seu ciclo de vida em pleno período seco, que ocorre de julho à dezembro no Semiárido Nordestino.


O projeto é orientado pelo professor Marcos Deames com auxílio da Professora Daniele Farias, e visa soluções ambientais sustentáveis no ambiente escolar, além de possibilitar uma reflexão sobre políticas ambientais inteligentes que contribuam na formação de futuros profissionais preocupados com o futuro do planeta Terra.