Programa Jovem Senador 2022 abre inscrições para alunos do Ensino Médio

27 de dezembro de 2021 - 11:11

 

O Senado Federal, em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), anuncia processo seletivo para o Programa Jovem Senador 2022. Os participantes serão selecionados por meio de um concurso de redação realizado nas escolas públicas de Ensino Médio de todo o país. O tema deste ano é “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Acesse o regulamento em: https://www12.senado.leg.br/…/arqu…/regulamento-2022.pdf

O programa é realizado anualmente e tem como objetivo proporcionar aos estudantes conhecimento sobre democracia, cidadania e funcionamento do Poder Legislativo federal.
Na primeira fase da seleção, as Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal vão escolher suas três melhores redações. Na segunda fase, uma comissão julgadora vai escolher, dentre os finalistas estaduais, os 27 estudantes que serão aclamados jovens senadores e senadoras. A folha de redação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: senado.leg.br/jovemsenador
Os vencedores e seus respectivos professores orientadores participarão da Semana de Vivência Legislativa, no período de 27 de junho a 1º de julho de 2022. Durante a vivência, os jovens senadores e senadoras elaboram proposições legislativas que podem ser aceitas como projetos de lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.
Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições à CDH, sendo que 40 foram aceitas como projetos de lei e duas como propostas de emenda à Constituição (PECs). Esta será a 10ª edição do Programa Jovem Senador, que já mobilizou quase dois milhões de estudantes e milhares de escolas e professores.

Calendário do Programa Jovem Senador 2022

• Entrega das redações: até 18 de março.
• Seleção dos finalistas estaduais: até 18 de abril.
• Anúncio dos 27 jovens senadores e senadoras: 6 de maio.
• Anúncio do vencedor do Concurso de Redação: 11 de maio.
• Semana de Vivência Legislativa: 27 de junho a 1º de julho.

Participe!!!!