Crede 4 com mais três novas EEMTIs – Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

27 de janeiro de 2023 - 12:31

Foto Seduc

Nessa quinta-feira, 26, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, foram anunciadas pelo Governador do Ceará, Elmano de Freitas, as novas EEMTIs – Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, que serão instaladas por todo Estado. Serão mais 80 escolas e com isso, mais de 70% da rede escolar funcionando em jornada ampliada no novo ano letivo.

Aluna Alessandra Carvalho, Aluno Marcos Levi e Aluna Karini Alexandrino/Foto Crede4

A Crede4, será contemplada com mais 03 unidades integralizadas, que receberão a nova denominação EEMTI: EEM Maria Stela Rocha Aguiar, localizada no distrito de Guriú (Camocim), EEM Nossa Senhora do Livramento, localizada no distrito de Parazinho (Granja) e EEM Monsenhor José Carneiro da Cunha, localizada no município de Chaval.

Secretária Estadual da Educação, Eliana Estela, Diretor Antonio Veras da nova EEMTI Monsenhor José Carneiro da Cunha, o Aluno Marcos Levi, Governador Elmano de Freitas e Elvira Veras, Coordenadora da Crede4/Foto Seduc

O Governo do Ceará atua para garantir a universalização deste modelo de ensino na rede pública até 2026. Essa política educacional prioritária é desenvolvida pela Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Ceará Educa Mais. O programa é constituído de 25 ações destinadas à contínua melhoria da qualidade da educação.Nestas escolas, a oferta do tempo integral começa a partir da 1ª série do Ensino Médio e a expansão ocorre gradualmente para as próximas séries. Cada unidade oferta uma jornada de sete a nove horas, garantindo até três refeições diárias.

Secretária Estadual da Educação, Eliana Estela, Diretora Elinei Almada da nova EEMTI Nossa Senhora do Livramento, a Aluna Karini Alexandrino, Governador Elmano de Freitas e Elvira Veras, Coordenadora da Crede4/Foto Seduc

As EEMTIs contam com currículo composto de formação geral básica e itinerários formativos, que compreendem disciplinas eletivas e projeto de vida. Já as escolas profissionais ofertam o Ensino Médio integrado a cursos técnicos.

Secretária Estadual da Educação, Eliana Estela, Diretor Antonio Lustoza da nova EEMTI EEM Maria Stela Rocha Aguiar, a Aluna Alessandra Carvalho, Governador Elmano de Freitas e Elvira Veras, Coordenadora da Crede4/Foto Seduc

A ampliação da jornada escolar converge com o papel de todos os envolvidos no processo educativo: família, professores, funcionários e comunidade. Esse modelo aumenta o tempo escolar e amplia as oportunidades de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil por meio de escolhas de componentes curriculares eletivos.

Texto adaptado SEDUC