Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

9 de fevereiro de 2024 - 08:18

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a ser realizada anualmente na semana que incluir o dia 1º de fevereiro, foi instituída pela Lei nº 13.798/2019, e inserida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o objetivo de incentivar a disseminação de informações sobre medidas preventivas e educativas voltadas para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

É importante conhecer as causas e consequências de uma gravidez na adolescência e tudo o que envolve esse processo. Nesse sentido, a escola é um espaço de conhecimento, diálogo e acolhimento dos diversos contextos, sempre buscando garantir direitos e levando informações que possibilitem a cada estudante a reflexão sobre o seu projeto de vida, inclusive no contexto da gravidez na adolescência.