I Semana de Combate à Violência Contra a Mulher

11 de março de 2024 - 13:22

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC está realizando, neste mês de março, a I Semana de Combate à Violência Contra a Mulher, com a temática “(Há) Fazeres que Ninguém Vê: Trabalho Doméstico e Impactos na Educação”, em cumprimento à Lei nº 14.164 de 2021, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.

A I Semana de Combate à Violência contra a Mulher tem o objetivo de promover a reflexão acerca da invisibilidade do trabalho no ambiente doméstico que é exercido, em sua maioria, por mulheres, e seus impactos na educação, bem como provocar a construção de ações conjuntas de enfrentamento à violência nesse espaço, que é o mais citado como local de violência contra as mulheres.

Segundo o IBGE, em 2019, as mulheres dedicavam, em média, pouco mais de 21 horas semanais ao trabalho doméstico, enquanto os homens apenas 11 horas, sendo praticamente a metade do tempo.

Já em relação aos dados da violência contra a mulher, no Brasil, uma em cada quatro mulheres já sofreu algum tipo de violência e 43,1% dos casos de violência contra a mulher ocorreram dentro de casa.

Diante desse contexto, o objetivo é contribuir para o conhecimento das disposições da Lei Maria da Penha, impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção e o combate à violência contra as mulheres, por meio de oficinas, debates, palestras, mesas redondas ou rodas de conversa, integrando a comunidade escolar no desenvolvimento de estratégias para esse enfrentamento, e contribuindo para a abordagem de mecanismos de assistência às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, seus instrumentos protetivos e os meios para o registro de denúncias.