Alunos da EEEP Guilherme Teles Gouveia, “Escola Agrícola de Granja” participam da Expo Nacional Milset Brasil em Fortaleza CE, e recebem credenciais de forma inédita.

4 de junho de 2024 - 16:03

Francisco Igor Fonteles Carvalho; Assessor de Gabinete - CREDE4.

EEEP Guilherme Teles Gouveia, da cidade de Granja – CE participa de evento científico internacional e ganha destaque nacional de forma iniédita para instituição de ensino.. Essa semana aconteceu a Expo Nacional Milset Brasil, em Fortaleza, e a CREDE 4 foi representada por alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Guilherme Teles Gouveia. Os jovens, acompanhados por seu professor orientador da rede Estadual, André Luiz Rocha, estão apresentando um projeto inovador destacando a criatividade e o compromisso com a sustentabilidade. O Prof. André formado em Física e Matemática e mestrando em Física de Partículas, possui um histórico de excelência na iniciação científica e na divulgação de pesquisas estudantis.

Entre os projetos expostos, destacou-se o Projeto SOLAR HOE – Uma Evolução para agricultura familiar, desenvolvido pelos alunos Mateus Aguiar, Lucas Weinert e Antonio Elias, estudantes do 3° ano técnino em Agropecuária.

Este projeto propõe implementar uma tecnologia sustentável, com alimentação solar, contribuindo para uma melhoria no expediente do pequeno médio agricultor, visando uma qualidade de vida razoável. Promovendo o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. Assegurando padrões de produção e consumo, ajudando a diminuir a incidência de doenças, reduzindo a carga horária e acabando com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Proporcionando o acesso confiável, manejo facilitado, moderno e a preço acessível a todos.
O projeto citado ganhou destaque e foi credenciado a participar da FeNaDANTE (Feira de Ciência e Tecnologia das Nações – Colégio Dante Alighieri) que acontece em São Paulo em setembro de 2024, A FeNaDANTE é uma Feira de Ciências e Tecnologia que tem como um de seus objetivos a divulgação anual de pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por estudantes de escolas públicas e particulares de diferentes localidades brasileiras e de alguns países. Pretende-se, assim, fomentar o desenvolvimento desses projetos dentro das instituições de Ensino Básico, possibilitando um maior envolvimento dos alunos com a produção científica nas diversas áreas do conhecimento.

A EEEP Guilherme Teles Gouveia tem um longo histórico de conquistas em competições científicas, destancando-se no Ceará Faz Ciência e Ceará Científico. Este sucesso contínuo reflete o comprometimento da escola em incentivar a pesquisa e a inovação entre seus alunos.