Inscrições abertas para o II Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes
4 de setembro de 2009 - 03:00
Os trabalhos deverão focar nas seguintes temáticas: avaliação educacional, currículo, diversidade, formação docente, gestão e metodologias e práticas nas áreas do conhecimento. O II Colóquio é voltado para professores com título de especialista, mestrandos e mestres, doutorandos e doutores lotados na Seduc, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e escolas estaduais.
Para realizar a inscrição, o participante deverá preencher o formulário eletrônico disponível no site www.seduc.ce.gov.br e depois, anexar o arquivo e imprimir o comprovante de inscrição. No endereço eletrônico também estará disponível os critérios de avaliação e a formatação recomendada para os artigos. O resultado final será publicado no dia 19 de outubro.
Confira as orientações para inscrição
1 – Inscrição: a Ficha de Inscrição dos Artigos Científicos estará disponível neste link CHAMADA DE TRABALHOS. O candidato deverá acessá-lo e preencher o formulário eletrônico de inscrição. Em seguida, anexar o arquivo e imprimir seu comprovante.
2 – Prazo de inscrição: de 04 a 25/09/09.
3 – Publicação do resultado: 13/10/09.
4 – Recursos: 14 e 15/10/09.
5 – Divulgação da lista final dos trabalhos selecionados, após recurso: 19/10/09.
6 – Após a divulgação da lista final, cada autor selecionado deverá enviar, num prazo de 15 dias, a apresentação do trabalho em formato Power Point para o seguinte endereço: \n cepes@seduc.ce.gov.br .
7 – Os trabalhos deverão focalizar a Educação Básica, estando inseridos numa das linhas temáticas a seguir:
– Avaliação Educacional
– Currículo
– Diversidade
– Formação Docente
– Gestão
– Metodologias e práticas nas áreas do conhecimento
8 – Formatação do Artigo:
– Editor de texto Word (97 – 2003).
– Tamanho do papel: A4 (29,7 x 21cm)
– Fonte: Times New Roman, tamanho 12 cm.
– Espaçamento interlinear: 1,5 cm.
– Alinhamento: justificado.
– Nº de laudas: mínimo de 05, máximo de 10, incluindo referências, gráficos, anexos etc.
– Título/subtítulo em negrito, caixa alta, centralizado.
– O nome do(s) autor(es): fonte tamanho 11, obedecendo à seguinte estrutura – Ex. Carlos Alberto Lima – recuo à direita, acrescido de nota de rodapé em tamanho 11, contendo nível de formação, área de atuação e local de trabalho, bem como outras que o autor considerar relevante.
– Margens: superior: 3 cm;
esquerda: 3 cm;
inferior: 2 cm;
direita: 2 cm.
Obs.: Os trabalhos submetidos à seleção, que não obedecerem às orientações do item 8, serão automaticamente desclassificados.
9 – Os Artigos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
– Impacto positivo na sala de aula.
– Relevância pedagógica: contribuição efetiva para a melhoria dos indicadores de aprendizagem (aprovação, reprovação e abandono).
– Consistência metodológica: relação entre objetivo, metodologia utilizada e os resultados obtidos.
– Coerência do discurso: clareza, fluidez e coerência das ideias.
– Replicabilidade: possibilidade de utilização da pesquisa como referência para a aplicação em outros serviços educacionais.
– Correção gramatical
– Normatização conforme ditames da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT
10 – A Comissão de Avaliação será composta de 04 (quatro) especialistas da área da Educação com vasta experiência em estudos e pesquisas.
11 – Cada avaliador dará um parecer sobre o trabalho submetido, utilizando a seguinte escala:
1,0 – 6,0 (com restrições – C)
7,0 – 10,0 (sem restrições – S)
12 – A nota atribuída será constituída por números inteiros, em uma escala de 1 a 10. Para efeito de classificação final, será criada uma lista em ordem decrescente dos trabalhos sem restrições -S, tomando como parâmetro a média das notas dos 04 (quatro) avaliadores, até a primeira casa decimal.
13 – Serão selecionados somente os trabalhos que, em seu conjunto de avaliadores, obtiverem dois conceitos S (sem restrições).
14 – Ao se inscreverem, todos os candidatos concordam, automaticamente, com a utilização, gratuita, de seu nome, voz, imagem e trabalho escrito, na íntegra ou em parte, para a divulgação em quaisquer meios de comunicação, nacionais e internacionais, em Língua Portuguesa ou traduzido para outros idiomas, na forma impressa ou eletrônica.
15 – A Secretaria da Educação (SEDUC) se reserva o direito de publicar, por tempo indeterminado, na íntegra ou em parte, todos os trabalhos inscritos, em quaisquer veículos de comunicação de sua responsabilidade direta.
16 – Ao final, serão selecionados 36 Artigos, podendo atingir número inferior.
Fonte: Portal da SEDUC