Prorrogado prazo de inscrições para o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar

12 de maio de 2010 - 03:00

Foi prorrogado o prazo para as inscrições do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano base 2009. O dossiê que evidencia os projetos e atividades desenvolvidas nas escolas e o processo de auto-avaliação escolar deve ser entregue até o dia 31 de maio de 2010, nas Secretarias de Estado da Educação para registrar a candidatura aos comitês, estaduais / regionais de avaliação. (Ver quadro abaixo)

Novo Calendário

Prazo final para inscrições (entrega do dossiê aos comitês estaduais/regionais de avaliação)

31/05/2010

Encaminhamento, pelos comitês estaduais/regionais à Secretaria Executiva do Consed, da documentação da escola do Estado/Distrito Federal indicada, bem como ata final e relatório do processo de avaliaçã

Até 15/08/2010

Avaliação, pelo Comitê Nacional, das escolas indicadas

16 a 20/08/2010

Divulgação, pelo Comitê Nacional, das seis escolas finalistas ao Prêmio Destaque Brasil

23 a 24/08/2010

Viagem dos diretores escolares premiados aos Estados Unidos da América

13/10 a 05/11/2010

Escolha da Escola Referência Nacional em Gestão Escolar – Destaque Brasil – Ano base 2009

Novembro/2010

Cerimônia de premiação nacional

Novembro/2010

Podem participar escolas públicas estaduais, municipais ou conveniadas que possuam mais de cem alunos matriculados na educação básica.  O Prêmio busca contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de auto-avaliação de seu processo de gestão e para destacar e disseminar as experiências de referência na área.

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base/2009, é uma iniciativa conjunta do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura e Fundação Roberto Marinho. Além disso, o prêmio conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América, Todos Pela Educação, MBC – Movimento Brasil Competitivo, Grupo Gol, Gerdau e Instituto Razão Social.

Em seus ciclos anteriores, desde sua criação em 1998, participaram do prêmio, após terem realizado a auto-avaliação, 21.130 escolas, sendo distribuídos 636 diplomas de Escola Referência Nacional em Gestão Escolar. A idéia é que, ao apresentar sua candidatura, o diretor e sua escola participem de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade do ensino.

Premiação

A primeira escola de cada Estado/Distrito Federal selecionada pelo Comitê Nacional de Avaliação recebe além do diploma “Escola Referência em Gestão Escolar”, a importância de R$ 2.000,00 (Dois mil Reais) e uma coletânea de vídeos educativos concedidos pela Fundação Roberto Marinho. Os (as) diretores (as) dessas escolas são contemplados (as) com o diploma “Liderança em Gestão Escolar” e recebem como prêmio a participação em viagem de intercâmbio no Brasil e/ou nos Estados Unidos.

Além disso, as seis escolas finalistas receberão R$ 3.500,00 (Três Mil e Quinhentos Reais) cada, e dentre essas escolas, a que for selecionada para o primeiro lugar recebe o prêmio de R$ 15.000,00 (Quinze Mil Reais), concedido pela Fundação Roberto Marinho, e também o Diploma Destaque Brasil.

Regulamento completo no site www.consed.org.br.

Fonte: Orestes Lôbo / Consed – 07/05/2010